segunda-feira, 8 de março de 2010

[Review] Warbringer - War Without End




Álbum: War Without End

Banda: Warbringer

Ano: 2008

Género: Thrash Metal

TrackList:
1.Total War
2.Systematic Genocide
3.Dread Command
4.Hell On Earth
5.At The Crack Of Doom
6.Beneath The Waves
7.Instruments Of Torture
8.Shoot To Kill
9.Born Of The Ruins
10.Combat Shock
11.Nightslasher
12.Epicus Maximus(instrumental)


War Without End é o primeiro álbum de estúdio dos Warbringer, uma das bandas que têm vindo a ressuscitar o Thrash Metal original nos últimos anos. E de facto, após ouvir este álbum, não há dúvidas: Thrash is back!




Rápido e agressivo do início ao fim, assim é este cd. Não há lugar para músicas a meio gás, nem tão pouco para baladas de isqueiro na mão. Aliás, as únicas vezes em que as coisas abrandam são na introdução acústica da At the Crack of Doom,e no início da última faixa, Epicus Maximus(a música só começa passado um minuto), mas depois de uma Combat Shock seguida de uma Nightslasher, um intervalinho para descansar o pescoço até vem a calhar.

A forma como as músicas estão compostas demonstra grande competência da banda no que toca à composição. Raramente se ficam pela estrutura clássica "AABA" e duas delas, At the Crack of Doom e Combat Shock até possuem compassos de tempo complexos (uma espécie de 18/16) em algumas secções. Apesar das músicas serem pequenas (apenas uma atinge 4 minutos), elas possuem muitas secções curtas e diferentes (bem ligadas, diga-se. Não é como se parecesse que estivessem presas umas às outras com fita-cola), o que junto com os ritmos rápidos lhes confere uma sensação de movimento constante.

A voz é o típico grito do Thrash, com alguns "growls" pelo meio. As letras, como o nome do álbum indica, falam na sua maioria sobre guerra, mas não de um ponto de vista político ou crítico. Em vez disso, elas focam-se nos acontecimentos da guerra em si, como se se tratasse de um relato detalhado na primeira pessoa. A banda introduziu também "gritos de guerra" na maioria das músicas ("Shark attack!" na Beneath the Waves ou "Surprise attack!" na Combat Shock, por exemplo), os quais devem funcionar muito bem ao vivo.

Infelizmente, tenho que dizer que não gostei do timbre das guitarras. Não é bem definido, e por vezes fica "embrulhado" no meio dos restantes instrumentos. Não é, contudo, um problema que nos faça perder a vontade de ouvir as músicas, pois o trabalho da dupla John Laux - Adam Carroll em si é muito bom: riffs esmagadores, com um ou outro lead ocasional, e alguns dos melhores solos que já ouvi no Thrash Metal: rápidos mas sem perder a noção de melodia, ao contrário de tantos outros que sucumbem à tentação da velocidade cega.


Resumindo: War Without End é um excelente cd de Thrash Metal à antiga, puro e duro, ao qual os fans deste género não podem ficar indiferentes. Pouco ou nada tem de original, mas a ideia é mesmo essa: refazer o que de bom foi feito na década de 80. E o objectivo foi cumprido com sucesso!



Sem comentários:

Enviar um comentário