segunda-feira, 15 de março de 2010

[Review] Danzig - Danzig




Álbum: Danzig

Banda: Danzig

Ano: 1988

Género: Hard rock

TrackList:
1.Twist of Cain
2.Not of This World
3.She Rides
4.Soul on Fire
5.Am I Demon
6.Mother
7.Possession
8.End of Time
9.The Hunter
10.Evil Thing


Danzig é o primeiro álbum da banda norte-americana com o mesmo nome, que resulta de uma mistura impressionante de Blues, Hard Rock e Heavy Metal.


É complicado inserir este cd numa categoria: será Blues Rock, Hard Rock, Heavy Metal ou apenas Rock n´Roll? Certo é que os ritmos de Chuck Biscuits e Eerie Von, aliados aos riffs e solos de John Christ, baseados no blues mas com bastantes influências do metal e de escalas exóticas, criam uma sonoridade única, onde a voz inconfundível de Glenn Danzig é a cereja no topo do bolo.

O álbum começa em força com "Twist of Cain", uma música simples mas eficaz, que fica no ouvido. Possui riffs excelentes, especialmente o do refrão. A seguir vem "Not of This World", que é boa, mas tinha na minha opinião potencial para ser muito melhor, caso a banda tivesse aproveitado melhor o riff inicial (tinha qualidade para ser tocado em mais do que apenas na introdução e em parte da coda) e tivesse trabalhado mais um pouco algumas transições, que parecem bruscas. Felizmente, a próxima música apaga qualquer imagem menos positiva que possa surgir nesta altura sobre a capacidade de composição do grupo: "She Rides". A introdução de bateria marca o ritmo do que virá a ser uma grande música: excelente trabalho de John Christ( mesmo não tendo solo, é das músicas onde mais se nota a dupla camada de guitarras, que se complementam de forma sublime) e um bom trabalho de Danzig na voz. É definitivamente um dos destaques do cd. Seguem-se "Soul on Fire", uma espécie de "power ballad" do álbum (não é tão agressiva como as restantes músicas, mas também não é do tipo de passar na rádio comercial), e "Am I Demon", uma excelente malha Blues Rock com solos muito bons, que antecede o single "Mother", o qual por esta altura dispensa apresentações.

A recta final do álbum é composta por "Possession", provavelmente a música mais obscura do cd, "The End of Time", a outra "power ballad" (igualmente muito boa, e com um excelente solo), "The Hunter", uma música Blues Rock um pouco á imagem da "Am I Demon", recheada de solos, e "Evil Thing", que possui alguns dos melhores riffs do cd, e é uma boa forma de acabar o álbum (embora me pareça que haviam músicas melhores para esta função, como "Mother" ou "Twist of Cain").

É incrível a forma como esta banda consegue pegar em batidas de bateria simples, juntar-lhes riffs de duas,três notas e torná-las em ritmos que, por mais que os ouçamos, não se tornam cansativos. Riffs como os da "Mother", "The Hunter" ou do verso da "She Rides" são exemplos de que música para ser boa não tem obrigatoriamente de ser complexa.

A voz de Glenn Danzig é poderosíssima, e só não classifico o seu trabalho neste cd como perfeito pois ele abusa um pouco nos "yeeeaah´s", o que até é engraçado de início mas depressa se torna cansativo.
As letras tanto podem ser profundas, com temas obscuros/bíblicos relacionados com a alma, morte, anjos e demónios, como podem ser directas e com bastantes metáforas de cariz sexual, ou até serem uma mistura de ambas.


Concluíndo, este é um álbum muito bom, cuja mistura de estilos o torna capaz de agradar a um grande número de pessoas, desde fans de Blues a fans de Metal. Vão ter que o ouvir muito até que se comecem a cansar dele!

Sem comentários:

Enviar um comentário