domingo, 21 de março de 2010

[Review] Rainbow - Ritchie Blackmore´s Rainbow







Álbum: Ritchie Blackmore´s Rainbow

Banda: Rainbow

Ano: 1975

Género: Rock Clássico

Tracklist:
1.Man on the Silver Mountain
2.Self Portrait
3.Black Sheep of the Family
4.Catch the Rainbow
5.Snake Charmer
6.The Temple of the King
7.If You don´t like Rock N´Roll
8.Sixteenth Century Greensleeves
9.Still I´m Sad



Ritchie Blackmore´s Rainbow foi o primeiro álbum lançado pela banda inglesa Rainbow, constituída na altura pelo guitarrista Ritchie Blackmore e pelos antigos membros dos Elf, Ronnie James Dio, Craig Gruber, Gary Driscoll e Mickey Lee Rourke. E pode-se dizer que esta parceria deu resultado. Não deixem que o nome da banda e a capa vos iludam, pois este não é um álbum Pop nem tão pouco Glam, é isso sim um grande cd de Rock!

Até agora, a música de Ritchie Blackmore tinha-me de certa forma passado ao lado (para mim, era o criador do riff lendário da "Smoke on the Water", e pouco mais), mas agora, após o ter ouvido neste cd, posso dizer que vou passar a estar mais atento ao seu trabalho. Desde os característicos riffs de powerchords de duas notas dedilhadas em "Man of The Silver Mountain" e "Sixteenth Century Greensleeves", aos leads e solos com bastantes influências do Blues e algumas da música Neo-Clássica (embora não tantas como noutras músicas suas), que tanto podem ser incrívelmente velozes como lentos, há neste cd material suficiente para deixar boquiaberto qualquer um que goste de umas boas guitarradas. Guitarradas essas que são aqui complementadas por algumas das melhores linhas de baixo que já ouvi. Craig Gruber esmerou-se, criando linhas andantes de baixo geniais, que por si só são um motivo para ouvirmos de novo o cd.
E ainda há a voz de Dio, que é, bem... divina.

Não existem neste cd duas músicas parecidas, pois quase todas têm estilos diferentes, o que torna o álbum diversificado e ainda mais interessante. Há músicas Rock tradicionais, como "Man on the Silver Mountain" ou "Snake Charmer", uma música de puro Rock N´Roll ("If You Don´t Like Rock N´Roll") com um excelente trabalho de piano, e até uma cover instrumental da "Still I´m Sad" dos Yardbirds, onde o guitarrista, o baixista e o baterista demonstram todas as suas capacidades, mas o verdadeiro ponto alto deste álbum, na minha opinião, são as músicas mais calmas ("Catch the Rainbow" e "Temple of The king"), que o elevam a um patamar de qualidade superior. São ambas músicas com melodias suaves e hipnotizantes, onde Dio mostra o lado mais calmo da sua voz. Os solos, esses são excelentes, compostos com poucas notas prolongadas. São o exemplo perfeito de como um solo simples e com poucas notas pode ser fantástico.



Resumindo, Ritchie Blackmore´s Rainbow é um grande álbum de Rock Clássico, com excelentes intrumentais e uma voz fenomenal. Merece ser ouvido e re-ouvido... muitas vezes.






Sem comentários:

Enviar um comentário