segunda-feira, 1 de março de 2010

[Review] Dr. Salazar - Antes & Depois


Álbum: Antes & Depois

Banda: Dr Salazar

Ano: 2006

Género: Metal/Industrial

Track List:
1.Culpa do Sistema
2.Face que Temos
3.Sensação FDP
4.Revolta dos Povos
5.Ventania de Mudança
6.Política/Lixo
7.Falar do Mendigo
8.Tarrafal
9.Cais da Rocha
10.Veterano de Guerra

Sem medos, sem papas na língua e sem vontade de se subjugarem perante a mentalidade conservadora e procrastinadora do país, assim são os Dr Salazar. E transmitem-nos isso perfeitamente ao longo do seu primeiro álbum, "Antes & Depois".


Antes de tudo, devo dizer que este não é um cd para os mais conservadores, que tenham medo de pôr o dedo na ferida (e são muitas as evidenciadas nas músicas, diga-se). Já os outros, esses vão adorar: guitarras distorcidas com fartura, ritmos pesados com influências de Industrial e até um pouquinho de Prog, e letras poderosas e directas, que assentam que nem uma luva no instrumental.

A qualidade do som é excelente: bem definido (podemos facilmente destacar qualquer instrumento dos restantes) e sem desigualdades no volume (não há, por exemplo, o caso da bateria estar muito mais alta do que as guitarras).Os vocais, seja num tom agressivo ou num tom mais calmo, adaptam-se na perfeição à música e às letras, que são na sua maioria críticas tanto à actualidade como ao passado recente do país (mais propriamente a ditadura Salazarista).

No que toca às músicas propriamente ditas, destaco a "Ventania de Mudança", que é das músicas mais pesadas do cd e que fala de forma crítica sobre o antes e o depois da revolução de 25 de Abril ("Quando veio a ventania, Levantou a poeira toda(...)Em fúria fomos para a rua, E fomos caindo, lentamente"). Destaque também para a "Veterano de Guerra", que contrasta com o resto do cd por ser uma música onde a banda explora o seu lado mais calmo. O seu final é uma excelente forma de acabar o cd.

Para finalizar, dou uma nota de mérito ao grupo por, sem qualquer apoio, ter produzido o álbum de forma exímia, conferindo-lhe uma sonoridade única. A sua única fraqueza, na minha opinião, é precisamente a sua maior força, a crítica social e o cariz interventivo da sua música, pois impede--os de alcançar patamares de reconhecimento que a qualidade da sua música certamente merece.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom post. =)
Obrigado por partilhares o meu vídeo do Youtube.

/,,/

Enviar um comentário