segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

[Review]Heaven and Hell - The Devil you Know

Olá a todos. Sou o SorrisosIronicos, o novo colaborador do Keep the Music, e vou publicar reviews/críticas de cd´s. Espero que gostem ;)

Começo com um cd que é dos meus preferidos, The Devil you Know, da reencarnação dos Black Sabbath com o vocalista Dio, Heaven and Hell.





Ano: 2009



Género: Heavy Metal



Ronnie James Dio, Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice voltam a juntar-se para lançar mais um grande cd de heavy metal, como só eles sabem fazer.



Este é um dos poucos cd´s em que, por mais que tente, não consigo encontrar um ponto fraco, uma única ponta solta que me faça franzir o sobrolho sequer.


Um aspecto em que reparei assim que acabei de o ouvir pela primeira vez, é que é um cd muito diversificado. Tendo como base geral o Metal, ele possui músicas mais rápidas e agressivas( Eating the Cannibals,Neverwhere), músicas com um toque de doom, lentas e pesadas( Breaking into Heaven e a sinistra Follow the Tears, cujos riffs iniciais eram bem capazes de nos deixar sem dormir, caso fossem utilizados como banda sonora de um filme de terror) e a "Power Ballad" Rock n´Roll Angel, com secções de guitarras limpas e solos majestosos (o último numa guitarra clássica).


Destaque ainda para a Bible Black, que é na minha opinião a melhor música do cd. Excelente introdução acústica, começando a música de forma sombria e elevando-a depois a um breve estado de tranquilidade, para a mergulhar de novo na escuridão. Após isto, entram a bateria e a guitarra distorcida, que dão origem a um dos riffs mais memoráveis deste cd.


Ao longo do cd, todos os elementos do grupo vão provando que, apesar da idade, continuam no máximo das suas capacidades:


Dio mantém a sua magnífica voz em perfeita sintonia com o instrumental, bem como as letras que narram histórias fanstásticas (leiam a letra da Fear ou da Breaking into Heaven e deliciem-se).

Tony Iommi continua a ser uma fonte inesgotável de riffs e solos brilhantes. O seu trabalho neste cd é simplesmente memorável.

Geezer Butler complementa muito bem as músicas com excelentes "fills" de baixo bem audíveis (ao contrário de muitos outros cds, onde o baixo é completamente engolido pelas guitarras).

Vinny Appice contribui com ritmos de bateria poderosos e elaborados (poucas são as vezes em que ele se fica pelo tradicional "tum-pa-tum-pa-tum-pa").

Em suma, este é um cd de Metal pesado, elaborado, diversificado... numa palavra: perfeito. Não se torna cansativo após ser ouvido várias vezes, pois está repleto de pormenores que vão sendo descobertos a cada audição. Se tivesse que escolher um cd que representasse o Heavy Metal no geral, não hesitaria em escolher este.


Nota final: 5/5



1 comentário:

Rafael disse...

Grande ideia para o blog, e excelente review ; )

Enviar um comentário