segunda-feira, 10 de maio de 2010

[Review] Metallica - Ride The Lightning

Boas pessoal. Estou de volta, após uma paragem de certa forma longa (pode-se dizer que também fui afectado pelo coma que se tem abatido sobre este blog nos últimos tempos), e trago boas notícias às pessoas que seguiam os meus posts (sim, eu acredito que existem algumas): as reviews vão voltar! Por motivos de tempo (ou falta dele) talvez não consiga postar todas as semanas como antes, mas sempre que puder vou arranjar um espacinho para disponibilizar às pessoas os meus pensamentos sobre o mundo discográfico. Fiquem bem ;D







Álbum:
Ride The Lightning

Banda:
Metallica

Ano:
1984

Género:
Thrash/Heavy Metal

TrackList:
1.Fight Fire With Fire
2.Ride The Lightning
3.For Whom the Bell Tolls
4.Fade to Black
5.Trapped Under Ice
6.Escape
7.Creeping Death
8.The Call of Ktulu



Lançado em 1984, Ride The Lightning é o segundo álbum dos Metallica, um cd que, com músicas mais complexas e uma sonoridade refinada, revela maior maturidade da banda em comparação com o seu primeiro lançamento, Kill Em All.

---

O Kill´Em All pode ter a agressividade e a energia , e o Master of Puppets pode ser considerado o melhor álbum de Heavy Metal da História, mas, para mim, a verdadeira obra prima, o expoente máximo desta banda é sem dúvida o Ride The Lightning. Ele possui alguns dos grandes clássicos do grupo, como For Whom The Bell Tolls, Fade to Black ou Creeping Death, bem como músicas menos conhecidas mas com bastante qualidade, que decerto mereciam ser tocadas ao vivo com maior regularidade. Fight Fire With Fire e Trapped Under Ice são facilmente duas das músicas mais rápidas e pesadas de toda a sua discografia, enquanto que Escape é uma música mais "acessível", mas que não deixa de ser boa por causa disso. Não sei ao certo porque nunca foi tocada ao vivo, mas se for pela banda achar que ela é "mainstream" demais, isso é, tendo em conta algumas das músicas com lugar cativo na sua setlist, irónico.

O trabalho de guitarras neste cd é excelente. Apresenta um equilíbrio perfeito entre agressividade e melodia, riffs brutais e solos magníficos. Aliás, penso que este álbum contém o melhor trabalho de Kirk Hammet até ao momento. Não sou um grande apreciador seu, considero até muitos dos seus solos banais e aborrecidos, mas tenho de admitir que ele se excedeu neste cd. Solos como os de Ride The Lightning, Creeping Death e Fade to Black provam que ele foi de facto, a certa altura, um dos melhores guitarristas do mundo.

A produção foi muito bem feita, e conseguiu realmente dar ao álbum uma sonoridade distinta, embora talvez não tivesse sido má ideia subir ligeiramente o volume do baixo, para que, mesmo sem tirar o protagonismo das guitarras, fosse possível ouvir com mais nitidez o trabalho de Cliff Burton.

Os vocais, mais cantados que berrados, mostram um James Hetfield mais cuidadoso com a sua voz. Já as letras, escritas pelo próprio, adaptam-se que nem uma luva às músicas, falando sobre guerra, morte e até temas bíblicos.


Resumindo: Este álbum é um clássico do Thrash Metal, e merece ser ouvido no seu todo, pois a sua qualidade não se limita aos singles.
É também um álbum que trouxe inovações ao som dos Metallica, tais como a inclusão de guitarras limpas, e o início de uma tradição que iria perdurar até ao lançamento do Black Album em 1991, com uma introdução extensa na primeira música, uma balada progressiva como quarta faixa e uma faixa instrumental longa e complexa.




Sem comentários:

Enviar um comentário